A Orquestra Sinfônica ONG ACEMA defende o meio ambiente através da música. As ações foram destaque na TV Gazeta de Alagoas (Rede Globo), visando aumentar a conscientização sobre questões ambientais urgentes, como mudanças climáticas, desmatamento, poluição e a defesa do bioma da caatinga, os alunos do curso de meio ambiente e da orquestra visitaram a reserva ambiental da sementeira em Santana do Ipanema, além de conhecerem a diversidade de plantas a orquestra ACEMA, comandada por Paulo César, tocou no meio das árvores.
A ONG ACEMA, com sua vasta experiência em defesa ambiental, acredita que a música é uma ferramenta poderosa para inspirar os jovens da instituição e sensibilizá-las para a proteção do meio ambiente. A música tem o poder de transcender barreiras culturais e linguísticas, e a Orquestra Sinfônica está pronta para usar sua habilidade musical para amplificar a mensagem da ONG.

O jovem músico da Orquestra ACEMA, Bruno dos Santos, que tocava vários instrumentos, destacou ao canal de TV, que “A música pode ajudar a conectar as pessoas com a natureza e inspirá-las a se tornarem defensores mais ativos do meio ambiente.” Disse Bruno, que faleceu anos depois em um acidente automobilístico em Aracaju – SE.