A Sopa Cidadã distribuída diariamente pela ONG ACEMA para 100 jovens é uma ação alimentar que tem como objetivo oferecer uma refeição nutritiva e saudável com o apoio dos empresários Nem de Humberto e Eduardo dos Anjos, proprietários do Supermercado Ouro Branco, doando carnes, frutas e algumas verduras, especialmente para os alunos da ONG ACEMA e algumas famílias dos conjuntos Marinho, Santa Quitéria e Arthur Morais. O projeto foi criado pela ONG ACEMA, que atua na promoção da agroecologia e da alimentação saudável, com base em princípios de solidariedade e justiça social.
A Sopa Cidadã é preparada pela experiente dona de casa e coordenadora do curso de dança, Mônica Chagas, com ingredientes orgânicos e frescos, cultivados pelos próprios alunos na horta plantada em um terreno no bairro da Baraúna, cedido pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas).
Além de oferecer uma refeição saudável, a Sopa Cidadã também promove a inclusão social e a participação comunitária, já que os alunos aprendem através do sistema de gotejamento que utiliza garrafas pets. O projeto levou as informações do método de gotejamento para entidades e organizações locais, como escolas, igrejas, associações de moradores, entre outras, que visitaram a horta da ONG ACEMA. para preparar e servir a sopa para a população.
Para os alunos, a Sopa Cidadã é uma oportunidade de aprendizado sobre a importância da alimentação saudável e da agricultura sustentável. Eles podem participar das atividades relacionadas ao programa, como o cultivo de hortas orgânicas nas escolas, o preparo da sopa e a distribuição para a comunidade. Essas atividades ajudam a promover valores como a solidariedade, a responsabilidade social e a conscientização ambiental.
A Sopa Cidadã é um exemplo de iniciativa que busca promover a justiça social e a sustentabilidade, por meio da alimentação saudável e da participação comunitária. É uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre a importância da alimentação saudável e do consumo responsável, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e sustentável. Aproximadamente mais de 1000 refeições foram entregues por mês, no período de 2003 a 2008.
A entidade aguarda doação para construção da sede e voltar ao projeto para jovens carentes da comunidade.



