No dia 10 de fevereiro de 1998, foi realizada a primeira reunião para fundação da Associação de Arte Cultura Sertaneja, realizada na residência da professora Maria Edvan Tavares, no bairro da floresta, tendo como liderança o radialista e ambientalista Fernando Valões, compareceram pessoas de várias profissões da cidade: pintores, pedreiros, técnicos de som, professores e alguns desempregados, mas, interessados na criação da entidade. No dia 12 de junho de 1998 foi aprovada a primeira diretoria da associação comunitária, encontro realizado no local da primeira reunião e aprovada a criação da Associação Comunitária de Arte Cultura Sertaneja, sendo constituída a primeira diretoria executiva: presidente, radialista e ambientalista Fernando Valões, vice-presidente Salma Nobre de Souza, primeiro secretário José Maria Pinto, segundo secretário Maria Ana Célia, diretor técnico Paulo Barbosa Sobrinho.
No dia 30 de outubro de 1998 o presidente Fernando Henrique Cardoso, assinou a concessão para instalação da primeira rádio comunitária do sertão alagoano. Não possuindo um lobista em Brasília, diversas pessoas contrárias à concessão para a nossa entidade surgiram. No Congresso Nacional, a conversa era unânime: “essa rádio não pode sair para Fernando Valões, será um problema para os políticos da cidade”.
Em 12 de junho de 2000, a Rádio Cidade FM foi ao ar com a concessão de liminar concedida pelo juiz de direito Dr. John Silas (in memoriam), mediante solicitação feita pelo advogado Dr. João Firmo. Posteriormente, a concessão foi outorgada pelo Congresso Nacional, na presidência do Deputado Federal Arlindo Chinaglia, por meio da portaria nº 234, de 12 de junho de 2003. É interessante observar a coincidência das datas, visto que no dia 12 de junho de 1998 foi fundada a Associação de Arte Cultura Sertaneja, posteriormente alterada para ONG Arte Cultura e Meio Ambiente, até os dias atuais.
Em 10 de junho de 2000, os colaboradores técnicos Marcone da Silva, Cristóvão Lopes e Paulo Barbosa instalaram a antena de transmissão e demais equipamentos, dando início à fase experimental da Rádio Comunitária Cidade FM. Dois dias depois, em 12 de junho de 2000, a Rádio Cidade foi inaugurada em um estúdio improvisado em uma garagem na residência do pecuarista bastante conhecido na região como Nego de Jaime, localizada na Rua Adjailson Teles. A segunda diretoria executiva eleita para o mandato de 5 anos foi composta com a reeleição do presidente Fernando Valões, vice-presidente Salma Nobre de Souza, tesoureiro Ginaldo da Silva, primeira secretária Maria Ana Célia, segundo secretário José Maria Pinto, diretor técnico Paulo Barbosa Sobrinho, conselho fiscal Alexandre Pereira Teodósio e Maria Izabel Nobre.


